Sobre

Somos o Clube do Ioiô, uma equipe formada por alunos do  1º semestre do curso de Sistemas e Mídias e Digitais da Universidade Federal do Ceará. (2016.2)

Integrantes:

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Da esquerda para direita: @deangellis.moreira @hyan.almeida @caio.sousa @filipe.adrio

A cada nova turma de SMD (Sistemas e Mídias Digitais) que é formada, é atribuída a ela, um trabalho estruturado que somará com os trabalhos e provas das disciplinas do semestre. Os alunos calouros devem desenvolver um jogo através da plataforma Stencyl. O processo de criação e desenvolvimento do jogo, está intrinsecamente relacionado as disciplinas de Desenho I (Prof. Liandro Roger), Autoração Digital (Prof(a) Mara Franklin), Programação I (Prof. Ernesto Trajano), História do Design (Prof. “Gregório” Andrei Bosco) e Introdução ao SMD (Prof. Edgar). Cada disciplina contribui de alguma maneira para a afirmação dos conceitos necessários para a produção do jogo.

Podemos citar:

  1. Desenho I: Concepção da arte do jogo (Personagens, Cenários, Interfaces e etc.)
  2. Programação I: Lógica e linguagem de Programação (Procedimentos internos, Mecânica e etc.)
  3. História do Design: Definição do estilo visual (Cubismo, Surrealismo, Art Nouveau)
  4. Autoração Digital: Edição e finalização digital da arte do jogo (Photoshop e Ilustrator)
  5. Introdução ao SMD: Integração das disciplinas e acompanhamento dos trabalhos

Com o tema global definido como Cidade de Fortaleza, a equipe  propõe-se a desenvolver um jogo de fácil jogabilidade e divertido. Priorizando a experiência do jogador com o game. Do Ponto de vista conceitual, concluímos que podemos trabalhar com um personagem muito querido da nossa cidade, e que muitas vezes passa desapercebido. Nosso querido Bode Ioiô. Figura folclórica da cidade de Fortaleza, que desfilou seu carisma em meados dos anos 20, e que até hoje está imortalizado no Museu do Ceará.

Você pode conhecer um pouco mais da história do nosso personagem através do post no nosso blog:

Bode Ioiô: O mito

Com uma narrativa simples e objetiva, nos apoiamos visualmente na escola surrealista, onde há uma distorção da composição das imagens, trazendo inúmeros delírios visuais, que levam o jogador a sair da sua realidade. Assim como nosso personagem.

O roteiro estabelece que posições bem claras, entre o personagem principal e seu adversário. Tendo ainda uma linha  de passos linear, que não confunde, nem atrapalha a jogabilidade do jogo.

Temos a certeza, de que Bode Ioiô e Mundo Invertido será um dos jogos mais interessantes desse semestre de 2016.2.

blog

Abaixo segue uma lista com dados técnicos do jogo:

*Referente a 2016.2Equipe de Projeto

·         Nome da Equipe
Clube do Ioiô
·         Integrantes
Deangellis Moreira, Hyan Almeida, Caio Sousa e Filipe Ádrio
·         Tema Global
Cidade de Fortaleza
 

Características do jogo

·         Título do Jogo
Bode Ioiô e Mundo Invertido
·         História Base/Resumo do jogo
Bode Ioiô cai em um poço profundo no meio da Praça do Ferreira, que o leva para a uma outra dimensão. Nessa realidade paralela, ele deixa de ser o mocinho e se torna o vilão. Bode Ioiô tem que encontrar a chave do portal e enfrentar inimigos para que possa retornar para casa.
·         Personagens Principais
Bode Ioiô e Coronel Brutão
·         Elementos Animados e secundários
Capangas, carroças, cafés, postes de ilumincação, relógios públicos e etc.
·         Motor do jogo/Mecânica
Corrida, salto de obstáculos, avanço lento, recuo lento, super foça,  e etc.
·         Estilo visual de referência
Surrealismo
·         Gênero
Plataforma
·         Público Alvo
Crianças e adolecentes
·         Premissa
Fácil jogabilidade e divertido
·         Motivação do Jogador
Fazer o personagem voltar a sua dimensão
·         Diferencial
História de contexto regional
·         Plataforma de execução de jogo
Web Browser
·         Ferramentas de desenvolvimento
Stencyl, Photoshop, Ilustrator
·         Estilo Musica/Trilha sonora
Forró Instrumental e Dance Charleston