Somos o Clube do Ioiô, uma equipe formada por alunos do 1º semestre do curso de Sistemas e Mídias e Digitais da Universidade Federal do Ceará. (2016.2)
Integrantes:
A cada nova turma de SMD (Sistemas e Mídias Digitais) que é formada, é atribuída a ela, um trabalho estruturado que somará com os trabalhos e provas das disciplinas do semestre. Os alunos calouros devem desenvolver um jogo através da plataforma Stencyl. O processo de criação e desenvolvimento do jogo, está intrinsecamente relacionado as disciplinas de Desenho I (Prof. Liandro Roger), Autoração Digital (Prof(a) Mara Franklin), Programação I (Prof. Ernesto Trajano), História do Design (Prof. “Gregório” Andrei Bosco) e Introdução ao SMD (Prof. Edgar). Cada disciplina contribui de alguma maneira para a afirmação dos conceitos necessários para a produção do jogo.
Podemos citar:
- Desenho I: Concepção da arte do jogo (Personagens, Cenários, Interfaces e etc.)
- Programação I: Lógica e linguagem de Programação (Procedimentos internos, Mecânica e etc.)
- História do Design: Definição do estilo visual (Cubismo, Surrealismo, Art Nouveau)
- Autoração Digital: Edição e finalização digital da arte do jogo (Photoshop e Ilustrator)
- Introdução ao SMD: Integração das disciplinas e acompanhamento dos trabalhos
Com o tema global definido como Cidade de Fortaleza, a equipe propõe-se a desenvolver um jogo de fácil jogabilidade e divertido. Priorizando a experiência do jogador com o game. Do Ponto de vista conceitual, concluímos que podemos trabalhar com um personagem muito querido da nossa cidade, e que muitas vezes passa desapercebido. Nosso querido Bode Ioiô. Figura folclórica da cidade de Fortaleza, que desfilou seu carisma em meados dos anos 20, e que até hoje está imortalizado no Museu do Ceará.
Você pode conhecer um pouco mais da história do nosso personagem através do post no nosso blog:
Com uma narrativa simples e objetiva, nos apoiamos visualmente na escola surrealista, onde há uma distorção da composição das imagens, trazendo inúmeros delírios visuais, que levam o jogador a sair da sua realidade. Assim como nosso personagem.
O roteiro estabelece que posições bem claras, entre o personagem principal e seu adversário. Tendo ainda uma linha de passos linear, que não confunde, nem atrapalha a jogabilidade do jogo.
Temos a certeza, de que Bode Ioiô e Mundo Invertido será um dos jogos mais interessantes desse semestre de 2016.2.
Abaixo segue uma lista com dados técnicos do jogo:
*Referente a 2016.2Equipe de Projeto |
· Nome da Equipe |
Clube do Ioiô |
· Integrantes |
Deangellis Moreira, Hyan Almeida, Caio Sousa e Filipe Ádrio |
· Tema Global |
Cidade de Fortaleza |
Características do jogo |
· Título do Jogo |
Bode Ioiô e Mundo Invertido |
· História Base/Resumo do jogo |
Bode Ioiô cai em um poço profundo no meio da Praça do Ferreira, que o leva para a uma outra dimensão. Nessa realidade paralela, ele deixa de ser o mocinho e se torna o vilão. Bode Ioiô tem que encontrar a chave do portal e enfrentar inimigos para que possa retornar para casa. |
· Personagens Principais |
Bode Ioiô e Coronel Brutão |
· Elementos Animados e secundários |
Capangas, carroças, cafés, postes de ilumincação, relógios públicos e etc. |
· Motor do jogo/Mecânica |
Corrida, salto de obstáculos, avanço lento, recuo lento, super foça, e etc. |
· Estilo visual de referência |
Surrealismo |
· Gênero |
Plataforma |
· Público Alvo |
Crianças e adolecentes |
· Premissa |
Fácil jogabilidade e divertido |
· Motivação do Jogador |
Fazer o personagem voltar a sua dimensão |
· Diferencial |
História de contexto regional |
· Plataforma de execução de jogo |
Web Browser |
· Ferramentas de desenvolvimento |
Stencyl, Photoshop, Ilustrator |
· Estilo Musica/Trilha sonora |
Forró Instrumental e Dance Charleston |